Categorias
Sem categoria

Precisamos falar sobre Acampamento Miasma – Adolescência, Sexo e Morte

Às vezes, não me sinto à altura para falar sobre esse filme, porque ele me despertou tantos sentimentos e é composto de tantas camadas. Então, vamos às minhas impressões, aos meus pensamentos, baseados 100% nos meus sentimentos.

Eu não conhecia os filmes de Jane Schoenbrun. Fui ao cinema crua, sabendo apenas a sinopse. É claro que, quando saí do cinema, o filme imediatamente se tornou meu hiperfoco, e eu fui pesquisar tudo sobre ele.

Para começar, o filme é protagonizado por Hannah Einbinder, que vive Kris, e Gillian Anderson, que vive Billy Preston. Já acompanho o trabalho da Gillian há algum tempo. Assisti Sex Education, Hannibal e era fã de The Fall.

Mas, voltando a Acampamento Miasma…

Esse filme reúne muito do que eu cresci assistindo.

Primeiro, o slasher, que sempre foi o gênero de que mais gostei dentro do terror. Pânico, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, Psicose, Halloween… E eu ainda estenderia isso para os anos 90 e 2000, colocando Cry Wolf, Premoniçãoe tantos outros.

Eu sei que muitos desses filmes possuem grandes problemáticas. Mas, às vezes, me sinto igual à Kris pequena diante da TV.

Porque eu também assistia a esses filmes pequena, dentro do meu imaginário inocente e infantil. E eu gostava da liberdade que eles retratavam. As festas, a diversão, os vários amigos juntos, o colegial, a faculdade. Para mim, enquanto criança, aquilo era todo um imaginário de como seria o mundo adulto.

E parecia legal.

Só que existe uma outra camada em Acampamento Miasma que também me levou de volta à infância e, principalmente, à adolescência: os filmes queers antigos, das décadas de 80, 90 e 2000.

Foi esse cinema que formou parte do meu imaginário. Que começou a despertar a minha sexualidade, enquanto mulher que estava se reconhecendo, se descobrindo.

E Schoenbrun ainda vai além e traz outro amor meu pelo cinema: a metalinguagem.

É um filme dentro de um filme. É uma forma de reverenciar o próprio cinema. O rolo de filme, o cinema enquanto espaço físico e, principalmente, uma roteirista e diretora que quer fazer um filme, quer contar a sua história, mas tem a sua liberdade criativa aparada por agentes e produtores que visam ao lucro e à repetição de fórmulas que já funcionaram antes.

Acampamento Miasma traz tantas referências que parece que cada cena foi pensada para conversar com alguma coisa.

A começar pela abertura.

A montagem é extremamente inteligente porque, em poucos minutos, contextualiza exatamente o universo sobre o qual Acampamento Miasma quer falar. Vemos uma franquia sendo explorada e saturada até perder o próprio público. É uma crítica muito clara ao que Kris chama de “propriedades intelectuais zumbis”: sequels, prequels, continuações, derivações, a exploração infinita de um mesmo universo.

Como vemos acontecer com Pânico, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, Chucky, a franquia Halloween…

Quando Kris chega ao acampamento que se tornou a casa de Billy, o filme muda de atmosfera. E começam a aparecer outras referências.

Eu penso imediatamente em Carol.

A neve. A árvore de Natal. A luva. O clima que vai lentamente se criando entre aquelas duas mulheres.

Até chegar à preparação daquela noite romântica, ao som de Ordinary Love, da Sade.

Para mim, ali é o ápice dessas referências.

E os diálogos também são muito inteligentes. O filme começa a refletir sobre a própria maneira como filmes recebem um green light, sobre quem pode continuar contando histórias e quem a indústria decide deixar para trás.

Há um momento em que dizem para Kris que Billy jamais poderia voltar a protagonizar o filme simplesmente porque envelheceu.

E é impossível não pensar no que isso revela sobre o audiovisual e sobre a falta de protagonistas mulheres mais velhas, acima dos 50, dos 60 anos.

A trilha sonora é outro grande acerto.

Mas, afinal, como falar de um filme em que, para mim, tudo funciona?

Porque sinto que Acampamento Miasma vai além de criar reflexões e debates sobre a indústria cinematográfica.

Ele pega em um lugar muito mais íntimo.

Na nostalgia pelos filmes de terror. Na nostalgia pelos filmes queers. Na memória de tudo aquilo que eu assistia e que, sem perceber, estava formando o meu imaginário sobre o cinema, sobre a vida adulta, sobre liberdade, desejo e sobre quem eu viria a ser.

Talvez seja por isso que esse filme tenha me atravessado tanto.

Porque, em algum lugar, enquanto eu assistia a Acampamento Miasma, eu voltei a ser aquela criança diante da televisão.

E sinto que a Julia criança, sentada diante daquela tela, teria amado assistir a esse filme.

Você encontra Acampamento Miasma – Adolescência, Sexo e Morte nos cinemas .

Gostou do conteúdo? Então deixa uma comentário para eu saber disso!
Até o próximo texto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *